(11) 2605-3456 | (11) 94731-9907

Atividades


Programa Bilíngue

A partir do Maternal II nossos alunos podem participar do Programa Bilíngue, em horário diferenciado. Temos aulas de inglês na grade curricular, mas o programa proporciona uma imersão na língua inglesa, com aulas todos os dias, ministradas por profissionais altamente gabaritados. Participando do programa as crianças têm total possibilidade de alfabetização bilíngue.

Com um mundo cada vez mais globalizado, muitos pais questionam qual a melhor idade para seu filho aprender uma segunda língua.

Nosso cérebro tem uma capacidade imensa de adaptação e pode aprender qualquer idioma. Quanto mais cedo formos expostos a uma segunda língua, melhor será nossa pronúncia e distinção dos fonemas.

A exposição da criança a mais de um idioma ao mesmo tempo aumenta o número de conexões cerebrais, ajuda na criatividade e raciocínio rápido. Antes da fase de alfabetização,  o contato da língua deve ser feito somente em língua oral.

Crianças pequenas alcançam uma pronúncia sem sotaque com mais facilidade, por isso é importante expor a criança à oralidade da língua. Dessa forma, ela aprenderá o novo idioma por meio de vivências e experiências.

O Programa Bilíngue do Grupo Dom Bosco se baseia na criação de uma estrutura na qual o conhecimento da segunda língua é adquirido simultaneamente com o da língua materna, conservando o que já foi anteriormente adquirido.

 

Ballet

O Ballet, além de desenvolver a interação, a disciplina física, o controle e conhecimento de seu corpo, proporciona saúde física e mental, uma boa postura e habilidades corporais, por meio da sintonia entre música, ritmo e movimento controlado.

Uniforme: collant, sapatilha, saia e meia calça rosa.

 

Capoeira

A Capoeira Arte Marcial, dança, ginástica, luta ou jogo com o objetivo de desenvolver de forma lúdica e psicomotora, resgatando a cultura nacional, aplicando a riqueza da musicalidade da capoeira para atividades de ritmo, relaxamento, cooperatividade, sociabilização e principalmente determinando o controle corporal. É praticada individualmente, em duplas ou conjuntos, por meio de movimentos ritmados e constantes (embalados por música e instrumentos específicos), com agilidade, flexibilidade, domínio de corpo, destreza corporal, esquivas, insinuações e quedas, fazendo uso de qualquer parte do corpo, em especial pernas, braços e cabeça.

Uniforme: calça abada, camiseta e cordão da categoria.

 

Futebol

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Promove socialização e introduz ao trabalho em equipe e o cumprimento de regras, além do desenvolvimento corporal e atenção.

Uniforme: camisa e short personalizados e chuteira/ tênis.

 

Judô (semanal)

Esta modalidade tem como meta principal, a procura de um equilíbrio entre o corpo e a mente em situação de combate. Desta maneira valorizam-se o respeito pelo ser humano, o raciocínio e a coordenação motora. É uma modalidade completa, onde todo o corpo trabalha formando um equilíbrio muscular. As atividades aplicadas devem ser alegres, divertidas, onde as crianças sintam prazer em praticá-las, o Judô nesta fase deve ser trabalhado de forma lúdica, sem cobrança de desempenho ou resultados. O importante é o contato inicial com a modalidade. Os equipamentos, vestuários e recursos indispensáveis à prática do Judô competitivo, podem ser adaptados para as aulas na escola. O tatame (piso para o Judô), e o judogui (vestimenta específica) podem ser substituídos por outros materiais que amorteçam as quedas e roupas comuns sem que se perca o objetivo do ensino nas aulas.

 

Culinária

Nesta aula as crianças põem a “mão na massa” e aproveitam para descobrir a importância dos alimentos e a necessidade da higiene no seu preparo. Nesta atividade a matemática se faz presente nas quantidades dos ingredientes e no tempo necessário para a realização de cada etapa. Reforçamos também sobre os perigos de alguns instrumentos e a importância de sempre terem um adulto ao lado para a realização do mesmo. A aula é ministrada pela nossa nutricionista mensalmente.

 

Informática

É usado como um meio de enriquecer o que foi aprendido
em sala, sempre com atividades direcionadas, a aula é ministrada em tablet, com isso também conseguimos trabalhar com as crianças sobre dividir, esperar a sua vez e a zelar pelo material oferecido pela escola.

 

Robótica Pedagógica

O curso segue uma sequência de construções para cada aula, adequadas para a idade com nível de dificuldade desafiador, porém, executável. As apostilas são exclusivas para as Orientadoras e contemplam a contextualização do projeto.

Em cada aula são disponibilizadas aos alunos lâminas com o passo a passo para a execução da construção, juntamente com o kit de material adequado para a construção do protótipo.

Na Educação Infantil, são utilizados as peças denominadas MEGA. São coloridas, algumas flexíveis, outras rígidas, de varias formas e tamanhos, facilitando assim o manuseio apropriado para a faixa etária de 3 a 5 anos. Como trabalhamos de forma lúdica, utilizamos nessa faixa etária: olhos, rodas, orelhas, rabos, reforçando assim o “brincar”

O plano de aula é baseado em quatro pilares:

QUESTIONAR, PENSAR, DEFINIR e EXECUTAR

A partir desses pilares, desenvolvemos habilidades que farão diferença significativa na vida profissional, acadêmica e no relacionamento interpessoal do aluno.
Habilidades desenvolvidas:

  • Raciocínio Lógico
  • Coordenação Motora
  • Trabalho em Grupo
  • Concentração
  • Liderança
  • Organização
  • Criatividade
  • Leitura de Imagem
  • Conhecimento
  • Senso Crítico
  • Auto-Estima